Categorias

Aproveite o post

Paella de Frutos do Mar com o Chef Fernando Costa
Imagem de herminiato por Pixabay
A mesa do Chef

Paella de Frutos do Mar com o Chef Fernando Costa 

A paella de frutos do mar é um prato interessante e diferenciado da gastronomia espanhola, recheada de frutos do mar, além de muito saborosa e colorida. Com uma linda apresentação e sabores únicos, vamos ensinar hoje, com o Chef Fernando Costa, do restaurante Fusion, parceiro do Duo Gourmet em Maceió, a fazer uma Paella deliciosa em sua casa!

A receita tem origem na região de Valência, costa leste da Espanha, e surgiu inicialmente como um alimento muito consumido pelos camponeses dos séculos XV e XVI. Isso porque, saíam para realizar os trabalhos rurais levando consigo arroz, óleo de oliva e sal, e também uma panela ampla e redonda, com alças que era conhecida pelo nome de “Paella”, daí o nome do prato. Mas como todo prato tradicional e antigo, existem outras histórias e lendas que contam o porquê deste nome.

A panela tinha esse formato para facilitar a mistura do arroz com os demais ingredientes que levavam, cozinhando todos eles de igual forma. Por estarem no campo, acrescentavam ao arroz aquilo que lhes eram mais comum, como carne dos animais caçados, em sua maior parte lebre e pato, além de legumes e açafrão, que é o principal ingrediente que dá cor ao prato.

Com o passar do tempo e a disseminação dessa receita, que acabou por chegar no litoral espanhol, foi adaptado aos ingredientes mais comuns que haviam por lá, como é o caso dos frutos do mar. Hoje, além de estar nas melhores cozinhas de restaurantes pelo mundo todo, a Paella é um prato festivo que os Espanhóis têm por tradição saborear em datas especiais, como em casamentos, aniversários, feriados religiosos e encontros familiares de fim de semana. Vamos à receita!

 

Ingredientes

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

2 cebolas

6 tomates maduros ralados

1 lata pequena de tomate-cereja pelado

800 gr de filé de peixe

800 gr de polvo

400 gr de lula

800 gr de filé de camarão

600 gr de arroz parbolizado

1 colher de chá de açafrão

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Azeite

 

Para o caldo

Água

1 Cebola grande

Cenoura

Tomate

Pimentão

Salsão

Caldo de camarão

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Primeiramente, prepare o caldo que será usado na Paella. Em uma panela refogue o salsão, a cebola, cenoura, tomate, pimentão, o sal e a pimenta a gosto. Coloque água, além do tempero a base de caldo de camarão. Depois de pronto, retire o caldo e reserve.

Em uma frigideira doure a lula no azeite, e logo após acrescente a cebola que vai soltar a água para refogar mais a lula.

Depois de refogado, acrescente o polvo previamente cozido. Mexa bem e coloque os tomates ralados.

Posteriormente, acrescente os pimentões, o que confere a paella um sabor muito especial. Coloque uma lata pequena de tomate-cereja pelado e refogue tudo.

Finalmente, acrescente o arroz e depois o açafrão, para marcar a cor e o sabor da paella.

Finalize o cozimento da paella colocando o caldo que você fez no início e estava reservado. Depois, ainda com a panela no fogo, acrescente o filé de peixe e os camarões (pois têm o tempo de cozimento menor) e deixe refogando até que todos os ingredientes estejam bem cozidos.

 

Quando a panela começa a estalar por estar secando, já é a hora de desligar. Espere 5 minutos após ter desligado e sirva esse manjar!

 

Aproveite para assistir a receita sendo feita pelo chef Fernando e tire toda as suas dúvidas!

 

Finalmente, conta pra gente se você gostou de aprender a fazer a Paella de frutos do mar, além de deliciosa, fica linda, não é mesmo?! É um ótimo prato para dias especiais e comemorações, até mesmo um jantar caprichado. Então, aproveite para aprender como harmonizar vinhos com pratos que contém peixes. Confira aqui!

Sobretudo, se você quiser conhecer restaurantes especializados em frutos do mar, e outros com culinária diversificada, que são parceiros do Duo Gourmet, o que quer dizer, que assinantes tem direito a dois pratos principais pagando apenas um, é só clicar aqui para saber mais!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *