Categorias

Aproveite o post

Receitas

Receita tradicional de pão de queijo mineiro 

Receita tradicional de pão de queijo mineiro
Imagem de Isabela bela por Pixabay

O pão de queijo mineiro faz sucesso no mundo inteiro. É uma iguaria, delicioso e cai muito bem com um cafezinho! Por causa dessa fama toda, hoje vamos trazer uma receita de pão de queijo mineiro tradicional. Inclusive, nós aqui do Duo Gourmet, amamos e não é à toa que estamos sediados na capital mineira. 😉

Existem várias formas e receitas pelo mundo afora, mas nenhuma faz tanto sucesso quanto a mineira. Com queijo meia cura e polvilho azedo, este sim é o pão de queijo mineiro tradicional. É aquele que tem o miolo bem macio e elástico, mas a casca crocante e com sabor do queijo bem presente, divino!

O pão de queijo tem origem na América do Sul, pois na verdade, é uma variação da chipa, uma receita criada pelas missões jesuíticas, que sofreu influências indígenas e europeias. Chegou ao nosso país por volta da década de 1860.

Os registros iniciais do pão de queijo aqui, já com a cara brasileira, aconteceram por volta da década de 50 e, em 1960 a famosa receita foi difundida pela cozinheira e empresária mineira, Arthêmia Chaves Carneiro, que passou a vender pães de queijo em vários restaurantes de São Paulo. Vamos à receita!

 

Receita tradicional de Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes

7 ovos

250 ml de leite integral

250 ml de óleo de milho

1 kg de polvilho azedo

1 colher de sopa de sal

500 gr de queijo meia cura ralado

 

Modo de preparo

Coloque o polvilho em uma tigela e reserve. Em uma panela, misture o leite integral, o óleo de milho e o sal e leve ao fogo alto, até a mistura levantar fervura.

Desligue o fogo e coloque a mistura sobre o polvilho, esse é o processo chamado de escaldar o polvilho, que faz toda diferença para um pão de queijo incrível.

Misture bem com uma colher pau e reserve até que esfrie, cerca de 20 minutinhos.

 

Depois, acrescente os ovos, um a um, e misture bem com as mãos, até obter uma massa homogênea.

Vá sovando a massa até ela ficar bem lisinha e macia. Adicione o queijo meia cura ralado e misture bem com as mãos. A massa ficará bem úmida e pegajosa, mas é o correto. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 graus.

Posteriormente, unte suas mãos com óleo e modele bolinhas do tamanho que desejar e coloque os pães de queijo modelados em uma forma, mas não esqueça de deixar um espaço de cerca de 1 cm entre eles, porque vão crescer.

Leve para assar no forno preaquecido até eles ficarem dourados, cerca de 25 minutos, dependendo do tamanho que você fez.

Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado daquele cafézinho especial. Aproveite para aprender aqui a como fazer café na cafeteira italiana. Vai ser um super lanche da tarde!

 

Dica:

Se você quiser, poderá congelar o pão de queijo mineiro e fazer sempre que quiser e/ou estiver com mais pressa. É só modelar os pães de queijo, levá-los ainda crus ao freezer em um tabuleiro, guardando a mesma distância de 1 cm, para não grudarem um no outro. Deixe por cerca de 2 horas e depois é só armazená-los em sacos plásticos no freezer novamente. Duram até 90 dias e quando quiser fazer, é só retirar e deixar descongelar um pouquinho, depois levar ao forno e estarão fresquinhos, como se tivessem sido feitos na hora! Pegou essa dica?

 

Finalmente, conta pra gente se gostou dessa receita tradicional de pão de queijo mineiro. Também compartilhe conosco nos comentários qual é a sua receita de pão de queijo favorita. Aproveite para conhecer os melhores restaurantes da capital mineira, onde você pede dois pratos principais e paga apenas um. Sendo assinante Duo Gourmet, você possui restaurantes diversificados, incluindo cafeterias com aquele pão de queijo mineiro! Saiba mais!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *