Categorias

Aproveite o post

Receitas

Receita de pudim de leite condensado, confira essa delícia! 

Receita de pudim de leite condensado, confira essa delícia!
Imagem de Lebensmittelfotos por Pixabay

Pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais famosas do Brasil. Queridinha por quase todos, é aquele prato que quase ninguém dispensa. Confira nesse post um deliciosa Receita de pudim de leite condensado.

Seja para depois do almoço ou para aquele lanche de fim de tarde, o certo é que o pudim adoça o coração e a alma! Por causa desse sucesso todo, não poderíamos deixar de trazer para vocês uma receita de Pudim de Leite, de lamber os dedos e bem fácil de fazer.

Mas antes vamos com uma breve história! Sendo o pudim uma das sobremesas mais tradicionais,os antigos eram apresentados em forma de massa sólida, feito por meio da mistura de vários ingredientes, que eram unidos por farinha de trigo (como no Pudim de Yorkshire), ou sangue (como o pudim preto), ou pelos ovos (como o pudim de pão), curioso né? Eles podiam ser assados, cozidos ou fervidos.

Eram servidos como refeição principal a bordo de vários navios da Marinha Real nos séculos XVIII e XIX.

Atualmente, com a democratização e modernização da culinária, diversas variações da receita com formas de fazer e ingredientes diferentes surgiram.

Alguns parecem mais bolos, e podem ser acompanhados de manjar ou sorvete. Pudim com sabores também são bem aceitos como de coco e chocolate. Sem mais delongas, vamos direto a essa deliciosa receita de pudim de leite!

 

Ingredientes – Para o Caramelo

1 xícara de chá de açúcar

de xícara de chá de água fervente

 

Modo de preparo

Você vai precisar de uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma panela com 3 xícaras de chá de água ao fogo até ferver. Essa água vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

Em uma panela, coloque o açúcar em fogo baixo e vá mexendo com uma espátula, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo.

Pegue ⅓ de xícara de chá da água fervente e coloque cuidadosamente sobre o caramelo. Nesse processo a calda vai borbulhar. Depois misture com a espátula, até formar uma calda lisa.

Transfira a calda para a forma, caramelizando toda a lateral, inclusive no cone central.

 

Ingredientes – Para o Pudim

1 lata de leite condensado

4 ovos

2 ½ xícaras de chá de leite

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC

Em uma tigela quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador, isso para que você não perca a receita, caso algum ovo esteja estragado. Bata os ovos sozinhos, apenas para misturar. Depois junte os outros ingredientes e bata até obter uma massa lisa e uniforme.

Coloque a fôrma caramelada dentro de uma assadeira, para assar em banho-maria. Transfira a massa do pudim para a fôrma e leve a assadeira com a fôrma ao forno, e só depois disso coloque a água fervente, até cobrir metade da fôrma do pudim.

Deixe assar por aproximadamente uma hora. O pudim estará pronto quando a superfície dele estiver bem firme, mas seu interior permanecerá.

Finalmente, retire o pudim do forno e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Deixe na geladeira por cerca de três e então desenforme.

 

Dica valiosa: Para desenformar perfeitamente, o que faz toda diferença em um belo pudim, coloque rapidamente a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para que solte a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma vez. Assim a calda vais escorrer sobre o pudim, imagine a cena, que vontade!

Ficou com água na boca? Então corre para fazer e depois volte aqui para contar pra gente nos comentários como ficou. Aproveite e conheça outras receitas deliciosas em nosso blog.

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *