Categorias

Aproveite o post

Receita de lasanha prática
Imagem de Angelo Rosa por Pixabay
Receitas

Receita de lasanha prática 

A lasanha é um prato já muito difundido no Brasil, delicioso, figura em almoços e jantares, dos simples aos mais elaborados. Hoje, o Duo Gourmet vai trazer uma receita de lasanha tradicional de lamber os lábios, bem fácil e prática. Fica com a gente e confira!

Antes de mais nada, vamos conhecer um pouquinho melhor desse prato tão saboroso. A lasanha, como conhecemos hoje, é originária da Itália e por lá é chamada de lasagne, é um tipo de massa, composta por fitas largas dispostas em camadas com recheios, que podem ser diversos, assada ao forno.

Antes de chegar à Itália, a palavra lasanha adveio da grega “lasanon” que significa pote de quatro ou pote de cozinhar. Posteriormente, foi onde os chefs italianos passaram a usar a palavra para definir esse prato, pois era onde passou-se a montar e assar a lasanha.

Mas a primeira documentação sobre uma lasanha foi feita lá pelo século XIII, porém essa versão antiga não usava tomate como a tradicional que vamos te ensinar hoje, de uma forma bem prática!

 

Receita de lasanha tradicional

Ingredientes

  • 1 massa de lasanha (pronta)
  • 500 gr de presunto
  • Quinhentas gramas de queijo mussarela
  • 500 gr carne moída
  • 1 massa de tomate pronta
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Orégano a gosto
  • 100 gr de queijo parmesão

Modo de preparo

Cozinhe a massa da lasanha em aproximadamente dois litros de água por cerca de 5 minutinhos (faça de acordo com as orientações na caixinha da massa que você comprou).

Enquanto isso, em uma panela cozinhe a carne moída, e depois de cozida coloque o molho de tomate, o sal e os temperos a gosto.

Depois de tudo pronto, chegou o momento de montar a lasanha. Comece montando com uma camada de molho, depois a massa da lasanha, o presunto e o queijo. Repita o processo até terminar tudo.

Finalize com o queijo parmesão ralado por cima. Esse ingrediente faz toda diferença no sabor final.

Preaqueça o forno a 180 graus durante 10 minutos, e então coloque a lasanha no forno para assar por cerca de 30 minutos, e o queijo em cima derreter e dourar.

 

Dicas preciosas:

No preparo da massa se atente às instruções da caixa para que você não perca o ponto correto. Então, não deixe mais nem menos tempo do que o orientado para o cozimento. Você não vai querer uma lasanha dura, ou mesmo mole demais.

Lembrando que ensinamos a receita tradicional, mas você pode rechear a seu gosto, com frango, peito de peru, calabresa e etc. E até mesmo a massa, você pode substituir por uma opção integral ou fresca, além de berinjela ou abobrinha, por exemplo. Use sua criatividade e gosto para ousar na cozinha.

E se estiver com tempo, que tal usar aquele molho de tomate caseiro na sua lasanha? Ficará ainda mais saborosa. E falando nisso, você também pode variar fazendo um molho branco bem caprichado. Aqui temos uma receitinha bem interessante, confira!

E finalmente, para quem gosta de massa e de uma boa culinária italiana, confira aqui restaurantes italianos, onde você pede aquele prato principal delicioso e ganha o segundo como cortesia. Parece ótimo, não é? Saiba mais sobre, clicando aqui!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *