Categorias

Aproveite o post

Receita de panqueca
Imagem de RitaE por Pixabay
Receitas

Receita de panqueca 

A Panqueca é um alimento simples e bem gostoso, que cabe para qualquer hora do dia. Hoje o Duo Gourmet vai te ensinar uma receita de massa de panqueca e mais dois recheios, para você experimentar! Confere este post!

O nome “panqueca” vem das palavras americanizadas, “pan” (de panela ou frigideira) e “cake” (de bolo). A panqueca é um tipo de massa fina, que é frita em pouco, ou nenhum óleo, sobre uma chapa ou frigideira. É feita basicamente com ovos, farinha e leite. Mas existem variações de receitas pelo mundo afora, inclusive regionais. As de estilo americano levam geralmente mel como molho, já nos países da América do Sul e Central, são salgadas e enroladas, normalmente servidas com recheio de carne, atum ou frango. Nos estados americanos são servidas geralmente no café da manhã e em outros lugares vão à mesa no almoço. O certo é que são sempre bem-vindas! 😉

 

Massa de panqueca

Ingredientes

1 xícara e meia de farinha de trigo;

1 xícara de chá de leite integral;

2 ovos;

1 colher de chá de sal;

4 colheres de sopa de óleo.

 

Modo de Preparo

Misture o leite, o óleo e os ovos em um recipiente à parte para depois bater no liquidificador com a colher de chá de sal. Quando conseguir uma massa homogênea, vá adicionando a farinha aos poucos, mantendo o liquidificador ligado.

Com a ajuda de uma colher de sopa cheia, coloque um pouco da massa crua em uma frigideira antiaderente em fogo médio ou em uma frigideira normal untada com um pouco de óleo. Espalhe o conteúdo sobre a frigideira, alise e ajeite com as costas de uma colher, se for necessário, e deixe a massa assar. Quando dourar o lado em contato com a frigideira, que vai se soltar sozinho, vire para o outro e faça o mesmo. Estará pronta. Agora vamos aos recheios:

 

Recheio de frango cremoso

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola pequena picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) de leite integral

Salsinha, orégano, cebolinha a gosto

½ colher (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado

4 colheres (sopa) de milho verde em conserva escorrido

1 tomate sem sementes e picado

100 gr de queijo meia cura ralado

2 colheres de requeijão cremoso

 

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma panela e refogue metade da cebola. Depois, adicione a farinha de trigo e misture rapidamente para não empelotar, até dourar e formar uma massa.

Coloque o leite aos poucos, sem parar de mexer, e também a salsinha e a cebolinha. Cozinhe, misturando sempre, por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Reserve aquecido.

Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o restante da cebola. Adicione o frango, o milho, o tomate e refogue rapidamente.

Depois, coloque o creme reservado, o requeijão cremoso, o queijo e misture, de modo a formar um recheio cremoso. Recheie as panquecas reservadas e sirva. É irresistível!

 

Recheio de carne seca com catupiry

Ingredientes

1 cebola roxa picada

1 dente de alho

2 colheres de sopa de manteiga

200 gr de tomate pelati em cubos

250 gr de carne seca cozida e dessalgada

200 gr de catupiry

2 colheres de sopa de salsa picada

 

Modo de preparo

Em uma panela, deixe o alho dourar na manteiga e depois coloque a cebola picada para refogar. Quando a cebola estiver transparente, adicione a carne seca, misture e deixe refogar bem.

Em seguida adicione o tomate e, quando o tomate secar, e o molho virar um creme mais grosso, apague o fogo e adicione o catupiry e a salsa. Misture bem e recheie as massas.

 

Gostou desse recheio? Super sofisticado! Você também pode colocar um molho a bolonhesa ou apenas de tomate por cima das panquecas e ainda levá-las ao forno, com queijo parmesão por cima. Fica divino!

Quer aprender a fazer mais receitas, então é só clicar aqui! Tem delícias te esperando! 

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *