Categorias

Aproveite o post

Receita de pão caseiro
Imagem de fancycrave1 por Pixabay
Receitas

Receita de pão caseiro 

O pão é um dos alimentos mais democráticos e acessíveis do mundo. Além de conhecido, consumido e disseminado por todos os continentes, é um alimento saboroso que faz parte da dieta de quase todo brasileiro. Hoje, vamos aprender uma receita de pão caseiro, mais saudável do que os industrializados e tão saboroso quanto!

Existem vários tipos de pães, mas basicamente são feitos com farinha, geralmente a de trigo ou outro cereal, água, sal ou açúcar, e pode ser de várias formas. O certo é que ele ganha o coração e o paladar de quase todos. A esta mistura base podemos acrescentar ainda diversos ingredientes, desde manteiga, a temperos, especiarias e frutas cristalizadas.

 

Origem do pão

Há relatos de evidências de pães a cerca de mais de 30.000 mil anos atrás. Foram encontrados na Europa, resíduos de amido em rochas usadas para a perfuração de plantas, que era uma forma de fazer o pão primitivamente. O achado mais antigo da panificação, parecida com o que conhecemos hoje, foi encontrado no nordeste da Jordânia, datando cerca de 14.500 mil anos atrás. Mas foi por volta de 10.000 a.C que a disseminação da agricultura dos grãos tornou o pão mais conhecido e consumido.

 

Tipos básicos

Existem dois tipos básicos de pães, sendo o levedado e o ázimo. O pão levedado é aquele em que acrescentamos levedura, ou seja, fermento e que depois é assado, tornando assim a massa mais macia. Por outro lado, o pão ázimo é o não fermentado, são normalmente mais achatados e mais consistentes, eles podem ser assados, ou mesmo fritos, muito usados pelo povo judeu.

 

Receita de pão caseiro

A receita de pão caseiro é muito prática e mais fácil do que você possa imaginar, e o sabor então, faz e conta pra gente!

Dicas especiais: Deixe seu pão caseiro descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta, isso fará com que cresça bastante e seja mais rápido o preparo. E para deixá-lo mais fofinho é importante usar leite, agora, se você gosta de pães mais crocantes, use água no lugar!

 

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

1 e 1/2 xícara de leite morno

1/2 xícara de água morna

1/2 xícara de óleo

4 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

2 ovos

30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco

 

Modo de preparo

Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal e a água morna. Deixe descansar por cerca de 5 minutinhos e depois acrescente os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem.

Acrescente aos poucos a farinha, até ir formando uma massa macia, sove-a bastante, isso ajuda o pão a ficar homogêneo e macio. Bata a massa várias vezes em uma bancada, e faça movimentos circulares com ela, poderá até usar um rolo.

Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora, dentro de uma bacia, coberta por um pano. Mas como falamos na dica, pode ser no forno, sem o pano é claro, para acelerar o processo.

Após o crescimento, divida a massa e modele da forma que desejar, coloque nos tabuleiros ou assadeiras e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 30 minutinhos. Enquanto espera, aproveite para já preaqueça o forno, por cerca de 15  minutos antes de colocar o pão.

Finalmente, leve para assar em forno médio (200° C), por cerca de 30 minutos.

Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia. Se quiser uma casquinha dourada pode pincelar com ovo ou café antes de assar. Deixe esfriar um pouco e já pode servir.

 

E então, conta pra gente se você gostou dessa receita de pão caseiro, se você for intolerante ao glúten, confira aqui receitas de pão sem glúten. Até a próxima!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *