Categorias

Aproveite o post

Receitas

Pavê de chocolate, conheça essa receita especial. 

Pavê de chocolate, conheça essa receita especial.
Unsplash

O Pavê de chocolate é uma receita deliciosa, clássica e fácil de fazer. Mas hoje, além da receita tradicional, vamos também te ensinar a fazer o biscoito. O pavê vai ficar ainda mais saboroso e caseiro! Mas se você for dos mais apressadinhos, poderá comprar os biscoitos prontos, que podem ser do tipo maisena ou champagne. 

 

Receita do biscoito do pavê de chocolate

 

Ingredientes

  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • Manteiga e farinha de trigo para untar o refratário

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180°C e unte um refratário medindo aproximadamente 30x20cm  com a manteiga e, logo em seguida, polvilhe com farinha de trigo e retire o excesso.

Leve uma panela com um pouco de água, ao fogo baixo, para aquecer os ovos em banho-maria. Enquanto isso, em uma tigela, misture a farinha com o amido e reserve.

Junte os ovos, o açúcar, o sal e misture bem. Coloque a tigela na panela do banho-maria e mexa com um batedor por cerca de 5 minutos até que os ovos aqueçam e o açúcar se dissolva completamente. Quando os ovos já estiverem aquecidos e sem nenhum grão de açúcar, retire a mistura e despeje na batedeira.

Bata bem os ovos até aumentar em 3 vezes o volume, formando uma espuma clara e depois vá acrescentando aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. Vá mexendo sempre e com calma, para incorporar, mas ainda sim deixar aerado.

Transfira a massa de biscoito para o refratário untado e nivele bem com uma espátula cuidadosamente, formando uma camada fina e uniforme.

Depois peneire um pouco de açúcar de confeiteiro formando uma camada bem fina em cima da massa. Leve para o forno para assar por aproximadamente 10 minutos, ou até ficar levemente dourado. Deixe esfriar completamente, no próprio refratário, antes de montar o pavê.

 

Os cremes do pavê de chocolate

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 ⅔ xícaras (chá) de leite

6 ovos

½ xícara (chá) de amido de milho

100 g de chocolate meio amargo picado (¾ de xícara)

½ xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de conhaque

1 canela em rama

 

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela grande e reserve 3 claras em outra tigela.

Dica: Você pode guardar as 3 claras restantes na geladeira por até 2 dias para outra receita.

Junte o amido de milho com as gemas e misture bem com um batedor até ficar bem liso. Agora, em uma panela média, misture o leite com o leite condensado e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e, vá acrescentando aos poucos a metade do leite quente com a mistura das gemas. Mexa bem com o batedor.

Dica: Esse processo é chamado de temperagem e evita que as gemas cozinhem e o creme fique com empolado.

Depois, volte com as gemas temperadas para a panela com o restante do leite e continue mexendo por aproximadamente 5 minutos, em fogo baixo, até o creme engrossar.

Dica: O ponto certo será ao levantar uma porção do creme e deixar pingar na panela.  Se não afundar está no ponto ideal, o que se assemelha a um brigadeiro para enrolar.

Finalmente, transfira a metade do creme para uma tigela e junte o chocolate picado ao restante do creme na panela e misture bem. O chocolate será derretido pelo calor ainda presente no creme.

Transfira o creme de chocolate para outra tigela, cubra-o e deixe esfriar totalmente.

 

Calda para o pavê de chocolate

 

Ingredientes

½ xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de conhaque

Canela em rama

3 claras

¾ de xícara (chá) de açúcar

Cacau em pó a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo

Em uma panela pequena, junte o leite, a canela e o conhaque. Leve ao fogo médio até começar a ferver e reserve.

 

Merengue e finalização do pavê de chocolate

 

Ingredientes

3 claras

¾ de xícara (chá) de açúcar

Cacau em pó a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo

Com a ponta de um garfo fure toda a superfície do biscoito e regue a calda aos poucos sobre a massa para umedecer o biscoito.

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio e, em uma tigela média de vidro, coloque as 3 claras reservadas da etapa anterior e o açúcar. Coloque a tigela na panela com água fervente e mexa com o batedor, por cerca de 4 minutos, até ficar liso, assim como fizemos na etapa anterior.

Depois, transfira as claras com açúcar para a batedeira e comece a bater em velocidade baixa e vá aumentando gradativamente. Bata em velocidade alta por aproximadamente 10 minutos, ou até formar um merengue firme e brilhante.

Com uma colher espalhe o creme de chocolate sobre o biscoito umedecido, formando uma camada lisa e uniforme. Distribua o creme branco sobre o creme de chocolate. Com uma espátula alise o creme branco formando mais uma camada do pavê.

Cubra o refratário com o merengue batido e para ficar ainda mais fácil finalizar, umedeça as costas de uma colher e espalhe o merengue formando a última camada do pavê.

Para finalizar, leve ao congelador por cerca de seis horas. Passado o tempo, retire o pavê do congelador cerca de 15 a 30 minutos antes de servir. Depois polvilhe com cacau.

Dica: O pavê pode durar até quinze dias no congelador.

 

E então, conta pra gente se gostou dessa receita especial de pavê. Animou fazer o biscoito também? Aproveite o embalo e conheça uma deliciosa  receita de Torta Flan, da Chef Yasmin Alencar.

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *