Categorias

Aproveite o post

Yakissoba, aprenda fazer em casa
Unplash
Receitas

Yakissoba, aprenda fazer em casa 

O Yakissoba é um prato originário do Japão, e significa “macarrão de sobá frito”. Além de tradicionalmente consumido nesse país, já foi amplamente difundido na gastronomia de outros países do mundo, como no Brasil, sendo um queridinho dos restaurantes de culinária asiática. Mesmo muito conhecido, é normalmente consumido em restaurantes, mas hoje o Duo Gourmet traz para você uma receita prática de Yakissoba, para fazer em casa.

Conhecido internacionalmente, é composto originalmente por legumes e verduras que podem ou não ser fritos com o macarrão e aos quais se acrescenta algum tipo de carne. Para ser um legítimo Yakissoba, o macarrão usado precisa ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, mas os práticos e moderninhos de plantão também usam o macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido como miojo), sendo frito ou não.

Além disso, seu modo tradicional de preparo é geralmente em uma chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras, onde depois também é acrescentado carne bovina em tiras e/ou peito de frango em cubos, além do óleo de gergelim e molho de soja, também conhecido por molho shoyu. Para os vegetarianos, uma boa alternativa é fazer apenas com os legumes, fica delicioso também!

Em nosso país, o Yakissoba é muito consumido no Mato Grosso do Sul, por que foi levado para lá por imigrantes japoneses em 1908, primeiro ano da imigração japonesa no Brasil. Mas na capital paulista também é muito popular, sendo o macarrão encontrado no bairro da Liberdade com muita facilidade. Depois de conhecer um pouquinho melhor, vamos à receita do Yakissoba!

 

Ingredientes

300 g de macarrão para yakisoba

1 cebola grande picada em pedaços médios

1 colher (sopa) de óleo

1/2 maço pequeno de brócolis

1/2 maço pequeno de couve-flor

250 ml de molho para yakissoba

6 colheres (sopa) de molho shoyu

400 g de tirinhas de carne (mignon, patinho ou alcatra)

100 g de champignon

1 cenoura cortada em diagonal

4 folhas de acelga cortadas em diagonal

 

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão para yakisoba em água salgada e reserve.

Em uma panela grande, coloque o óleo e refogue a cebola. Depois, acrescente a carne, o brócolis, a couve-flor, a cenoura, a acelga, o champignon e tempere com o shoyu.

Coloque na panela o molho para yakisoba e deixe cozinhar até os legumes ficarem cozidos em ponto al dente, macios, mas firmes.

Adicione o macarrão, misture bem e sirva a seguir.

 

Dica: Se não encontrar o molho para yakissoba é só utilizar apenas o molho shoyu com um pouco de óleo de gergelim.

Finalmente, depois de fazer, conta para gente se ficou bom. E se você quiser comer o Yakissoba com o hashi, aprenda a como usar ! E se além de comer bem aí na sua casa, você quiser comer fora e economizar, conheça o Duo Gourmet, o app onde assinantes pedem dois partos principais e pagam apenas um, em restaurantes com a melhor gastronomia espalhados pelo Brasil, saiba mais!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *