Categorias

Aproveite o post

Como fazer tabule
Tabbouleh salad. Traditional middle eastern or arab dish. Levantine vegetarian salad with parsley, mint, bulgur, tomato. Top view
Receitas

Como fazer tabule 

A receita de tabule é milenar e bem especial, porque além de ser de fácil preparo é muito nutritiva. Pode compor seu almoço, ou fazer parte daquele jantar especial, fica com gente neste post e confira a receita!

O tabule é um prato da culinária libanesa, que faz parte das saladas, e é comumente saboreado como um aperitivo no Líbano. Seu ingrediente principal é o triguilho, aquele que compramos para fazer quibe. Além disso, também leva tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas. É finalizado com suco de limão que dá aquela leveza e frescor, e também pimenta e vários outros temperos.

Em seu país de origem é consumido por cima de folhas de alface. Aqui no Brasil, sofreu algumas alterações, como o acréscimo de azeite de oliva, cebolinha, entre outros, dependendo muito da região. Além disso, quase não é consumido sobre o alface, mas como uma salada no almoço, ou mesmo, como prato principal em maior quantidade.

 

Dica

A dica especial para que ele fique soltinho e saboroso é não deixar o trigo tanto tempo de molho para não empapar. E a salsinha deve ir para a receita lavada e bem sequinha.

 

Ingredientes

½ xícara de chá de triguilho

2 tomates maduros

½ cebola

1 ½ xícara de chá de folhas de salsinha (aproximadamente 1 maço)

¾ de xícara de chá de folhas de hortelã fresca (de 1 maço)

Caldo de 1 limão

¼ de xícara de chá de azeite

Sal a gosto

Folhas de alface romana para servir

 

Modo de preparo

Em uma tigela média, coloque o triguilho e cubra (somente até onde o triguilho chega) com água morna e deixe hidratar por 15 minutinhos. Enquanto espera, vá preparando os demais ingredientes.

Corte os tomates ao meio, retire as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Descasque e corte a cebola em cubinhos.

Lave e seque bem as folhas de salsinha e de hortelã, e pique grosseiramente. O cheiro já vai te conquistar.

Depois dos 15 minutos, misture em uma tigela os ingredientes: o triguilho, a cebola cortada, os tomates, a hortelã e a salsinha.

Finalize com o caldo de limão, o azeite, o sal a gosto e misture bem. Você também pode colocar outros temperos de seu gosto, como pimenta do reino, chimichurri e etc. Prove e ajuste o sal.

Sirva em seguida com as folhas de alface, ou como uma opção de salada em sua refeição, ou mesmo como prato principal!

 

Armazenamento

O tabule pode durar até um dia na geladeira, mas o trigo aos poucos vai absorvendo a umidade dos ingredientes e o tabule fica mais molhadinho.

 

Finalmente, conta pra gente se já conhecia essa receita e, se não, se gostou de aprender. Por ter legumes e verduras é um prato muito nutritivo, ótimo para comer no dia a dia! Veja aqui outras receitas deliciosas para o seu dia a dia! Agora, se quer aprender receitas feitas por chefs renomados, é só clicar aqui!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *