Categorias

Aproveite o post

Dia do Hambúrguer – Receita de Hambúrguer caseiro
Imagem de Comidacomafeto por Pixabay
Curiosidades, Receitas

Dia do Hambúrguer – Receita de Hambúrguer caseiro 

Você sabia que existe o Dia do Hambúrguer? Esse lanche delicioso não poderia deixar de ter um dia especial todinho dele, que é comemorado mundialmente em 28 de maio. O hambúrguer é popular no mundo inteiro e já teve várias “roupagens”. É originário da cidade de Hamburgo, na Alemanha, e por isso seu nome. Hoje, além de aprendermos um pouquinho mais sobre essa história, vamos ensinar uma bela receita de hambúrguer caseiro, vem com a gente!

 

Um pouquinho de história

O hambúrguer foi levado por imigrantes alemães aos Estados Unidos, e foi lá que essa iguaria foi disseminada e fez grande sucesso, estando presente em praticamente todas as lanchonetes do país. Sobretudo, foi lá também que ele ganhou a “roupagem” que mais conhecemos hoje, com a famosa composição: pão, carne e pão. Mas é claro que pra ficar irresistível logo vieram o queijo, o molho e a salada! Então formava-se o queridinho, principalmente, dos jovens americanos. Inclusive, o lanche acabou sendo difundido por muitas marcas como um ícone juvenil, juntamente com a Coca-cola.

 

História do hambúrguer no Brasil

A disseminação do hambúrguer em território brasileiro deu-se, principalmente, por meio do jogador de tênis estadunidense com ampla atuação no Brasil, Robert Falkenburg. Que em 1952 abriu a primeira lanchonete em estilo americano da cidade do Rio de Janeiro.

A lanchonete se chamava Bob’s, a mesma que até hoje é conhecida mundialmente, e junto com o famoso hambúrguer, trouxe também a família toda, seus queridos companheiros, o milk shake e o sundae, que maravilha não é mesmo! Logo, a lanchonete começou a ser frequentada por celebridades da época, inclusive pelo compositor Villa Lobos, além de tantos outros famosos.

 

Variações

Nos dias de hoje, o hambúrguer tem ganhado várias “roupagens”, se reinventando com estilos, lugares e a criatividade. É muito apreciado e testado por chefs renomados, que têm elaborado receitas variadas, como as gourmet’s, por exemplo. Até a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade, além dos vários tipos de carnes, os pães são diversos, os ingredientes e molhos também. Tem versões artesanais, caseiras, sofisticadas, tem para todos os gostos e paladares. Conta pra gente nos comentários o seu favorito!

 

Hora da receita

Depois de um pouquinho de história que, inclusive, faz muito bem, vamos agora entrar na receita do hambúrguer caseiro. É uma receita versátil e muito saborosa, fácil de fazer e que você pode incrementar de acordo com seu gosto. E o melhor de tudo é que, por ser caseira, tem muito mais vantagem em relação aos hambúrgueres industrializados que são cheio de conservantes, de químicos e sem sabor.

Nessa receita você poderá usar a carne que melhor lhe agrade e, além de levar poucos ingredientes, é super rápida. E é tão versátil que você pode escolher se vai querer comer assado ou frito.

Rendimento: 5 porções

Aproximadamente 124 Kcal por porção individual

 

Ingredientes

1 kg de carne moída (patinho, coxão mole, acém e etc.)

1 cebola média bem picadinha

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Em uma tigela coloque toda a carne moída, a cebola picada, o sal e a pimenta. Se quiser, acrescente salsinha, fica muito bom!

Dica importante: Para que o hambúrguer fique bem suculento e macio é importante a carne ter pelo menos 20% de gordura.

Misture tudo com as mãos, amassando bem. Em seguida, divida a mistura em 5 porções iguais;

Então, faça bolinhas com cada parte e aperte fazendo o formato circular e achatado de uma carne de hambúrguer. Quanto mais fina, mais sequinha e mais rápido fica pronta, e quanto mais grossa, mais macia, faça a seu gosto!

Depois é só fritar, ou assar, ou mesmo fazer usando uma fritadeira do tipo AirFray, que não necessita gordura.

Feito isso, a escolha do pão e dos ingredientes fica por sua conta, aqui tem uma bela receita de pão italiano!

 

Dica especial:

Você pode congelar por até 90 dias as carnes de hambúrguer. É só colocá-las permeadas por um plástico filme, de um lado e do outro, e colocar em uma vasilha fechada e levar ao congelador ou freezer. É importante frisar que, se quiser congelar, evite usar temperos frescos.

Para acompanhar o hambúrguer use sua criatividade e gosto, podem ser batatas, mandioquinhas, e para beber confere só essa deliciosa receita de caipirinha! 😉

 

Curiosidades, Receitas

Dia do Hambúrguer - Receita de Hambúrguer caseiro

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *