Categorias

Aproveite o post

Receitas

Receita de Brownie. Veja a Original 

Receita de Brownie. Veja a Original
Unsplash

O Brownie é uma sobremesa de chocolate muito famosa e típica da culinária dos Estados Unidos. Apesar disso, tem sido um queridinho do cafés brasileiros e adoçado o paladar de muitas pessoas, inclusive os mais exigentes. É uma receita fácil que foi sendo modificada ao longo do tempo, mas hoje vamos ensinar a receita de Brownie original.

O Brownie pode ser considerado um bolo de tabuleiro, repartido em pequenos quadrados. Além disso, é muitas vezes acompanhado de sorvete, e pode ser coberto por uma cobertura de jam de alperce e conter pedaços de nozes na massa.

Sobretudo, tradicionalmente a receita é feita com apenas cinco ingredientes, sendo eles: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Muitos outros ingredientes foram sendo incorporados pelos chefes e cozinheiros no mundo todo.

Em 1906 foi quando apareceram as primeiras receitas de brownies como conhecemos hoje, na edição do livro “The Boston Cooking-School Cook Book”. Mas, foi só em 1887 que o nome se tornou famoso, depois da edição do “The Brownies, Their Book” por Palmer Cox.

 

Depois de um pouquinho de história, vamos a receita e a algumas dicas para que ela fique divina!

Para um brownie ficar especial, com aquele sabor impecável é importante usar ingredientes de qualidade. Manteiga é diferente de margarina, é preciso usar uma manteiga de primeira qualidade para o melhor resultado. Use também o chocolate em barra, e de qualidade, ideal se for o amargo ou meio amargo, pois a receita já leva muita açúcar.

O brownie original, é aquele que fica molhadinho por dentro e crocante por fora, se for semelhante a um bolo seco, não é um verdadeiro brownie. Vamos a receita!

 

Ingredientes

  • 100 gr (ou 8 colheres de sopa) de manteiga sem sal
  • 180 gr de chocolate meio amargo picado ou cortado em pequenos pedaços
  • 135 gr de açúcar
  • 90 gr de açúcar mascavo
  • 3 Ovos
  • ½ colher chá de sal
  • 20 gr de cacau em pó
  • 150 gr de farinha de trigo

 

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Depois forre uma fôrma de aproximadamente 20x30cm com papel-manteiga.
  3. Derreta a manteiga e o chocolate, pode ser no micro-ondas ou em banho maria, sempre parando para mexer um pouco, até ele derreter completamente.
  4. Adicione os açúcares na mistura de chocolate com a manteiga derretidos e mexa bem.
  5. Acrescente os ovos, um de cada vez e bata bem após cada um ser colocado e depois coloque o sal e o cacau em pó. Adicione a farinha e misture bem, até ficar homogênea.
  6. Coloque a massa na fôrma e asse por cerca de 30 minutos. Para que fique molhadinho você precisa ficar de olho, pois é melhor tirar antes do que deixar passar do ponto e acabar ficando seco.

 

Dicas especiais

Para saber a hora certa de retirar do forno, certifique-se de que em cima da massa está com “rachaduras”, sempre presentes em um bom brownie. E se for usar também o teste do palito, ele deve sair com pequenos pedaços, mostrando assim que o brownie está úmido e pronto para retirar.

Dê preferência para chocolates com no mínimo 60% de cacau e, para fechar com chave de ouro, acompanhe o brownie com sorvete ou cobertura de caramelo. Vai ficar divino!

E então, curtiu a receita? Essa é a original, mas compartilha aqui conosco a que você faz ai na sua casa, afinal de contas, democracia na culinária é tudo de bom! 😉

Conheça cafeterias parceiras do Duo Gourmet que servem essas e outras delícias, e o melhor, assinantes têm direito de pedir dois pratos principais e pagar apenas um!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *