Categorias

Aproveite o post

Receita de pão doce
Freepik
Receitas

Receita de pão doce 

Típico pão consumido no Brasil e em Portugal, o pão doce é um queridinho do chás da tarde e sua receita varia de acordo com a região. Por causa desse sucesso todo, vamos te ensinar uma receita fácil de pão de doce. Alguns são recheados, ou possuem coberturas de coco, doce de leite, creme de baunilha, entre outros. Do simples aos mais elaborados, são sempre macios, cheirosos e saborosos. Fica com gente para aprender!

 

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

2 ovos

1 colher de sopa de sal

6 colheres de açúcar

2 copos de 250 ml de leite morno

3 colheres de sopa rasa de fermento granulado para pão

½ copo de óleo

 

Modo de preparo

Misture 4 colheres de farinha de trigo, o sal, 2 colheres de açúcar, o fermento de pão e o leite morno e deixe crescer um pouco, cerca de 10 minutinhos.

Coloque em uma tigela os 2 ovos, o óleo, o restante do açúcar e a primeira mistura, que foi preparada. Depois, acrescente a farinha de trigo aos poucos e vá mexendo até dar o ponto, que é quando a massa solta da tigela e não gruda nas mãos.

Deixe a massa descansar para crescer, até dobrar de volume (cerca de 40 minutos). Para isso, cubra uma bacia/tigela maior com um pano de prato, se puder, pode até colocar dentro de um armário ou forno desligado, pois o calor acelera o processo.

Posteriormente, modele a massa a seu modo, poderá entrelaça-la, como uma trança, fica muito bonito, ou apenas acomodá-lo na assadeira. Depois, deixe descansar mais um pouco, já na assadeira, cerca de 30 minutos.

Para o pão ficar dourado em cima, você pode passar com um pincel um pouco de café, manteiga, ou gemas de ovos, ou ainda um melado de açúcar.

 

Leve para assar em forno preaquecido, por cerca de 35 minutos, ou até dourar, em temperatura média (200 graus).

Retire, deixe esfriar um pouco e pode servir.

 

O pão doce cai muito bem com um chá ou um cafezinho fresco. E se você quiser, pode recheá-lo de doce de leite, coco, leite condensado, e há até quem recheie com carne… faça com carinho e de acordo com seu gosto!

E então, gostou dessa receita? Aproveite e aprenda a fazer pão italiano aqui, ou acompanhe várias de nossas deliciosas receitas.

E se você gosta mesmo é de comida boa e economia, conheça o Duo Gourmet, com ele os assinantes têm direito de pedir dois pratos principais e pagar apenas um, nos melhores restaurantes, em 12 cidades pelo Brasil. Restaurantes diversificados, escolhidos a dedo por curadores especializados. Conheça!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *