Categorias

Aproveite o post

Uncategorized

Receitas para um menu completo de Natal! 

Receitas para um menu completo de Natal!
Receitas de Natal - Duo Gourmet

Uau! Como o tempo tem passado rápido, não é mesmo? As festas de fim de ano já estão se aproximando, e quem planeja sai na frente! Com essa pandemia, parece que o tempo voou, e já está na hora de pensarmos nas receitas de Natal. Vem com o Duo Gourmet e confira um menu completo para esse dia tão especial, assim também a gente deixa as energias negativas de lado!

 

Receitas de Natal – Entradas 

Comece a ceia com o pé direito servindo um maravilhoso Camembert (Brie Empanado)!

 

Ingredientes

1 queijo brie pequeno

1/2 xícara de farinha de trigo

1 ovo

1/2 xícara de farinha de rosca

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto
Óleo para fritar

 

Modo de Preparo

Inicie temperando a farinha de trigo com sal e depois bata o ovo com um garfo, e tempere com sal e pimenta do reino. Também tempere a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado.

Logo em seguida passe o queijo brie na farinha de trigo, depois no ovo batido e depois na farinha de rosca. Faça esse processo mais uma vez na mesma sequência para que todo o queijo fique empanado de forma homogênea, reserve.

 

Aqueça o óleo em uma panela onde caiba o queijo inteiro, ele precisa ser todo coberto pelo óleo. Depois que o óleo estiver bem quente, abaixe o fogo e coloque o queijo empanado e frite até que fique douradinho. Depois, retire e deixe escorrer.

 

Sirva seu brie empanado com geleias, torradinhas e etc. Fica delicioso! 😉

 

Receitas de Natal – Acompanhamentos 

Escolha o acompanhamento para servir com o assado. Vamos te ensinar a fazer um risoto com legumes, uma ótima opção para os vegetarianos!

 

Ingredientes

2 tabletes de Caldo Legumes

3 colheres (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de arroz integral

½ de (chá) de linhaça

1 pitada de açafrão

Uma cenoura em cubos

1 xícara (chá) de brócolis pré-cozidos

Um Creme de Leite de Caixinha

  

Modo de Preparo

Coloque 4 xícaras de chá de água em uma panela e leve ao fogo. Após ferver, adicione o caldo de legumes e deixe-o em fogo baixo.

 

Em outra panela refogue o arroz e a linhaça na margarina e acrescente a cenoura e o açafrão aos poucos. E então despeje o caldo da outra panela na panela do arroz, mas

aos poucos e sempre mexendo.

 

Depois que o arroz estiver úmido e “al dente”, retire do fogo e junte o brócolis, a margarina restante e o creme de leite. Fica fantástico! Faz e conta pra gente depois!

 

Receitas de Natal – Prato principal 

Para o prato principal que é o queridinho da noite, vamos te ensinar a fazer um robusto tender ao molho de laranja e gengibre para sair do convencional!

 

Ingredientes

1 tender tipo bolinha

2 xícaras (chá) de suco de laranja

2 colheres (sopa) de manteiga

Cravos-da-índia

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de mel

2 colheres (chá) de maisena

1 colher (chá) de mostarda

1 colher (chá) de gengibre ralado

2 xícaras (chá) de gomos de laranja

1 colher (sopa) de hortelã fresca picada

 

Modo de preparo

Deixe o tender descansar no molho com uma xícara de suco de laranja, por cerca de 2 horas. Com a ponta de uma faca, faça riscos na superfície da peça formando losangos para o tempero entrar e onde as linhas se encontram, coloque os cravos-da-índia.

 

Logo em seguida, coloque o tender em uma assadeira untada, regue com o suco de laranja em que ele ficou marinando, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Depois de aproximadamente 2 hora assando, retire o papel alumínio e regue o tender com o caldo de suco de laranja e reserve.

 

Para fazer o molho, coloque o restante do suco de laranja em uma panela com o açúcar mascavo, o mel, a maisena, a mostarda e o gengibre. Leve ao fogo baixo por 10 minutinhos e adicione os gomos de laranja.

 

Deixe cozinhar por mais 5 minutos e adicione a hortelã. Sirva o tender com esse molho delicioso, aproveite um pouco para regar a carne e o restante coloque em uma molheira. Vai ficar demais! 

 

Dica de ouro!

Não podíamos esquecer as bebidas, não é mesmo? Então fique tranquilo e anote aí que um dos melhores vinhos que harmonizam muito bem com o tender é o vinho tinto Merlot, seco, isso porque, os sabores vão se complementar e realçar um ao outro!

 

Como prometemos um menu completo, vamos finalizar com uma receita de sobremesa especial!

 

Receitas de Natal – Sobremesa

Se você ama doces e principalmente as receitas típicas de Natal, que nos fazem babar nas vitrines das melhores confeitaria, confere só a receita de charlote de panetone com frutas vermelhas e sidra. 

 

Ingredientes Para o Mousse

170g de creme de leite batido até virar chantilly

300ml de Sidra

67g de gemas

100g de açúcar

25g de amido de milho

75g de manteiga

 

Ingredientes Para o Recheio Trufado de Chocolate Meio Amargo

500g de chocolate meio amargo

5 caixinhas de creme de leite (200g)

 

Ingredientes Para a Montagem

2 panetones ou chocotones

Frutas Vermelhas a gosto

3 pacotes de biscoito champagne

Chantilly para a cobertura

 

 

Modo de Preparo Da Mousse

Em uma panela despeje a metade da Sidra com a metade da manteiga e o amido de milho e leve ao fogo.

Enquanto isso, em outra tigela, misture as gemas junto o com açúcar e bata lentamente.

Depois que a mistura de Sidra levantar fervura, coloque o líquido sobre as gemas, sempre mexendo. Depois, volte a mistura de gema e sidra fervida para panela e adicione o restante da manteiga. Mexa até formar um creme espesso.

Em seguida despeje o creme numa tigela e cubra com filme plástico.Espere esfriar e reserve.

Bata o chantilly e misture delicadamente no creme com ajuda de um batedor de arame.

 

Modo de Preparo do Recheio

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e adicione o creme de leite e mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Em seguida leve a trufa à geladeira por cerca de 4h 

 

Montagem

Corte os panetone ou chocotone em várias fatias no sentido horizontal e depois forre o fundo de uma forma redonda com chocotone e as laterais com biscoito champagne.

Monte a charlote de panetone colocando alternadamente uma camada de panetone, a mousse de sidra e o recheio trufado.

Finalize a charlote com chantilly e frutas vermelhas. Desenforme e decore amarrando a fita vermelha em volta. Fala sério, uma sobremesa e tanto!

 

Para finalizar, aproveite o passeio por aqui para conhecer outras receitas maravilhosas para você fazer no Natal, ou em qualquer hora que bater aquela vontade de comer algo gostoso. Temos receitas simples, sofisticadas e muitas outras ensinadas por chefs renomados dos restaurantes que fazem parte do app Duo Gourmet. Você não sabe o que é o Duo Gourmet? Confira aqui agora!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *