Categorias

Aproveite o post

Receitas de sopa para fortalecer a imunidade
Imagem de RitaE por Pixabay
Dicas, Receitas

Receitas de sopa para fortalecer a imunidade 

O frio está chegando aí e com ele, muitas vezes, vários problemas respiratórios. Mas nada melhor que uma sopinha bem quente, não só para nos aquecer, afagar o paladar, mas também melhorar nossa imunidade. Pensando nisso, o Duo Gourmet fez uma seleção de sopas para fortalecer sua imunidade. Fique com a gente e confira!

As sopas além de fáceis, são práticas e gostosas, ricas em vitaminas e nutrientes que são capazes de fortalecer sua saúde. De mandioca à salsinha, escolhe uma dessas e já coloque a água para ferver! Você ainda pode aproveitar a quarentena para curtir uma sopa e um filminho bem legal, com boas companhias então, melhor ainda.

Para as mamães de plantão, as sopas são também uma ótima forma de fortalecer o sistema imune das crianças, que por serem fáceis de tomar e bem saborosas, são uma opção e tanto para agradá-las!

 

Vamos às receitas!

 

Canja de galinha

Essa aquela sopinha que nos faz lembrar da vovó, que sempre prepara uma canja para agradar e fortalecer a saúde dos pequenos.

 

Ingredientes

1 kg de frango cortado em pedaços

1 colher (chá) de colorau

3 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho picados

1 cebola picada

2,5 l de água

2 cenouras cortadas em cubos

1 talo de salsão picado

1 xícara (chá) de arroz

2 batatas cortadas em cubos

1 xícara (chá) de cheiro-verde

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Refogue o frango junto com o colorau e o azeite. Quando estiver dourado, acrescente o alho e a cebola e refogue por mais 2 minutinhos.

Adicione a água, em seguida a cenoura e o salsão. Deixe cozinhar o frango por 15 minutos. Junte o arroz, a batata e cozinhe por mais 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido.

Coloque o cheiro-verde e depois tempere com sal e um pouco de pimenta do reino e sirva em seguida com um pouco de cheiro verde por cima. Deu até para sentir o aroma daí né? (Risos)

 

Sopa de legumes

Essa é para aqueles que, além de força, querem disposição e variedade!

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo de coco

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de gengibre picado

2 tomates maduros em cubos

1 cenoura em cubos

2l de água fervente

1 abobrinha em cubos

1 chuchu em cubos

Uma xícara (chá) de repolho em tiras

1 xícara (chá) de folhas de espinafre

1 xícara (chá) de couve em tiras

Sal a gosto

Farinha de linhaça a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutinhos. Acrescente o gengibre, o tomate e a cenoura e refogue por mais 2 minutos.

Adicione a água fervente, a abobrinha e o chuchu. Deixe cozinhar até ficar bem macio, mas firme. Junte o repolho, deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue o fogo e misture o espinafre e a couve, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Acerte o sal e sirva em seguida polvilhada com farinha de linhaça. Fica ainda mais saborosa se acompanhada de pão ou torrada integral. Faz e conta pra gente! 😉

 

Sopa de abóbora e sálvia

Essa sopa tem ótimos benefícios à saúde, isso porque a abóbora é fonte de vitaminas A, B e C, fibras, ferro, potássio, cálcio, silício e fósforo, ufa… benefícios que não acabam mais! Além do mais, tem poder antioxidante, o que ajuda a eliminar as toxinas do seu corpo, inclusive ajuda no combate aos vermes.

 

Ingredientes

4 xícaras de abóbora picada

1 cebola picada

2 dentes de alho triturado

½ litro de água

1/2 xícara de raiz de salsão picada ou 1 talo de salsão picado

Folhinhas de sálvia

½ colher de sopa de cúrcuma (açafrão)

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Coloque o forno para preaquecer a 180º e em uma assadeira acrescente a abóbora, metade da cebola e as folhinhas de sálvia. Regue tudo com uma colher de azeite.

Cubra a assadeira com papel-alumínio (mas lembre-se, com o lado brilhante para baixo) e leve ao forno por aproximadamente quinze minutos. Retire e reserve os legumes assados.

Aqueça uma colher de azeite em uma panela funda e acrescente a cebola restante e a raiz de salsão. Refogue até as cebolas começarem a dourar.

Junte os legumes assados, a água e o açafrão. Cozinhe por vinte minutos em fogo médio. Desligue o fogo e bata a sopa com o mixer ou no liquidificador. Tempere a gosto e pode servir.

 

Sopa de inhame

O inhame é um legume com alto poder anti-inflamatório e aliado a outros ingredientes com vitaminas e minerais, como o alho, a cebola e a linhaça, vão dar um up na sua imunidade, confira!

 

Ingredientes

1 colher (chá) de óleo de abacate

2 dentes de alho picado

1 cebola média picada

500 gr de inhame picado

1 litro de água

1 maço de alface picado

½ colher de chá de açafrão/cúrcuma

Salsa e pimenta do reino a gosto

2 folhas de louro

 

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo de abacate e refogue o alho e a cebola. Depois, junte o inhame e as folhinhas de louro e refogue por mais três minutinhos.

Acrescente água, o inhame, o alface e cozinhe até o inhame ficar macio. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Posteriormente, bata as sementes de linhaça no liquidificador e reserve a farinha. Bata a sopa no liquidificador e volte à panela apenas para aquecer.

Coloque a salsa e a farofa de linhaça por cima e sirva em seguida. Mais do que deliciosa, essa sopa funcional é muito potente!

 

Conta pra gente qual a receita de sopa que você tem o hábito de fazer sempre e que melhora sua imunidade. E nessa vibe saudável, aproveite para conferir alguns alimentos que dão mais energia e disposição!

 

Agora, se você quer conhecer restaurantes que, além de uma culinária saudável, ainda disponibilizam o segundo prato principal como cortesia, confere aqui!  

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *